O projeto “Semáforo acústico” integra diversas atividades sob orientação de docentes de Físico-Química, com vista à promoção da educação ambiental e redução da poluição sonora em ambiente escolar. A colocação de semáforos acústicos, construídos pelos alunos, em diferentes áreas pretende dar maior visibilidade a um problema que geralmente é desvalorizado, apesar de afetar o bem-estar de todos. Com o aumento da poluição sonora na sociedade, torna-se necessário adotar estratégias para sensibilizar a comunidade escolar sobre os problemas inerentes a este tipo de poluição, para produzir mudanças de hábitos que contribuam para melhorar a qualidade de vida. Como este tipo de poluição não produz efeitos visíveis, ao contrário da poluição do ar ou da água, é muitas vezes desvalorizado, no entanto, produz efeitos cumulativos no organismo. Urge reconhecer que no ambiente escolar, o ruído não é apenas um incómodo, mas interfere no rendimento das atividades de ensino. A exposição ao ruído dentro e fora da sala de aula pode trazer prejuízos à saúde auditiva e interferir diretamente no rendimento físico e mental, diminuindo a capacidade de concentração, comunicação e memorização, conduzir à perda ou diminuição da audição e problemas de sono, entre outros.