As turmas do 8.ºano e o 9.ºE participam neste projeto no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química.
Dinamizaram um debate sobre as preocupações dos alunos relativamente a questões ambientais e ao funcionamento dos ecossistemas. Depois do debate redigiram uma carta sobre as suas preocupações e curiosidades.

A SPECO reúne centenas de ecólogos dedicados aos mais variados domínios da Ecologia em centros de investigação de Norte a Sul do país e ilhas. É membro da European Ecological Federation (EEF) e membro fundador da Sociedade Ibérica de Ecologia (SIBECOL).
O PROJECTO
> público e âmbito
Envolto num espírito de promoção da literacia científica, o projecto pergunta a um ecólogo é direccionado para professores e estudantes de todos os níveis de ensino e visa promover o seu envolvimento e participação em temas prementes da actualidade no domínio do ambiente e ecologia.
> conceito
Partindo de uma base de conhecimento fidedigna, o programa é construído a partir da ligação entre os alunos e cientistas (os ecólogos) do ecossistema nacional, filiados em unidades de investigação e desenvolvimento de todo o país, por via de cartas elaboradas em contexto escolar.
> benefícios sociais
A metodologia aplicada no projecto não só potencia a literacia científica, espírito crítico e cidadania activa dos alunos, alinhando-os com a realidade dos diferentes desafios que o planeta enfrenta, como promove uma aprendizagem em grupo com amplos benefícios sociais.
> incentivo à escrita
Paralelamente, incentiva à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação, e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura, ação patente no Quadro Estratégico do Plano Nacional de Leitura 2027.
OBJECTIVOS
1. curiosidade e raciocínio
Estimular a curiosidade dos jovens e professores sobre a investigação em ecologia e o que ela envolve perante as alterações globais que o planeta enfrenta.
Estimular o espírito crítico, aprendendo a colocar questões estruturadas e objectivas aos cientistas.
2. interacção e respeito
Estimular a participação em grupo e o respeito pela opinião dos outros.
Estimular a interacção entre disciplinas assegurando uma aprendizagem integrada.
3. comunicação de ciência
Estimular os cientistas a partilhar o seu trabalho e saber tornar acessível o seu conhecimento.