Ao longo de todo ano letivo, a escola, enquanto promotora de projetos colaborativos, trabalha sobre temáticas que se esperam aglutinadoras e transdisciplinares, como é o caso dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular). O tema deste ano é “Água e vida” e, de forma envolvente e sensível, tentamos trabalhar a importância da água, tanto dos pontos de vista científico, ou literário, mas igualmente ao nível das artes, adaptando o texto "A menina gotinha de água" de Papiniano Carlos, para uma apresentação final, que teve lugar no dia 9 de maio. Neste dia, concluímos um percurso significativo com o projeto "Água e Vida", integrado no Plano Cultural de Escola e no Sunset de Ciências. Inspirados pela celebração do Dia Mundial da Água (22 de março), alunos do 5.ºD, com o apoio dos seus professores e da Artista Residente, deram vida ao texto adaptado de “A Menina Gotinha de Água”.
Foram meses de dedicação e descoberta, onde explorámos não apenas a interpretação dramática, mas também a essência e a importância da água no nosso dia a dia. No ensaio aberto, realizado a 21 de abril na biblioteca da escola sede, o público teve um vislumbre do processo criativo, observando a magia por detrás da construção do espetáculo: os adereços, as nuvens, as luzes e as sonoridades ao vivo, enriquecidas pela participação espontânea de alunos-músicos, que trouxeram xilofones e blocos de dois tons para preencher o ambiente com melodias envolventes.
Agora, chegamos ao momento culminante: a apresentação final, onde todo o empenho e imaginação se unem para transmitir a mensagem fundamental - Água e vida -, e através das várias artes e da ciência, fortalecemos a consciência coletiva sobre a necessidade de cuidar deste recurso precioso.