Os alunos das turmas A e E participaram num workshop promovido pelo Laboratório da Paisagem, no âmbito do programa PEGADAS, nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos adoraram a atividade, participaram com entusiasmo em todas as tarefas propostas.
Os seres vivos são organismos dinâmicos que podem sofrer alterações morfológicas ao longo da sua vida. O conjunto dessas mudanças é denominado Ciclo de vida. Os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três partes, três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. O seu ciclo de vida é complexo e após a eclosão dos ovos, cada indivíduo irá sofrer um conjunto de transformações, as metamorfoses, até adquirem a forma de adulto. Nesta atividade usaram o bicho-da-seda (Bombyx mori), para estudar o seu ciclo de vida, com a possibilidade de observar as suas diferentes fases (ovo, lagarta, casulo/pupa, adulto).
Após a observação dos espécimes vivos à lupa binocular, os alunos recriaram, num modelo, o ciclo de vida das borboletas recorrendo a massas com diferentes formatos.
Objetivos:
– Identificar as diferentes características dos insetos;
– Compreender a importância dos insetos para o equilíbrio dos ecossistemas;
– Identificar as várias fases do ciclo de vida dos insetos;
– Adotar boas práticas para a conservação dos insetos;