Os alunos do 7.º ano participaram numa visita de estudo ao núcleo museológico do Campo do Gerês onde fizeram um trilho geológico e visitaram o Museu da Geira e o Museu de Vilarinho das Furnas.
O trilho geológico permitiu a observação de aspetos característicos da paisagem geológica e a geomorfologia da região. São também salientados particularidades do granito da região - rocha magmática plutónica. Desta forma, os alunos foram sensibilizados para a geodiversidade local.
O Museu da Geira é totalmente dedicado ao XVIII Itinerário de Antonino, uma importante estrada militar romana que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica Augusta (atual Astorga, em Espanha), num percurso de 215 milhas romanas. A forma esta via foi como foi planeada e as técnicas de extração de pedra e de construção da via e das pontes são algumas das temáticas exploradas no museu.
O Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas foi criado para preservar a memória e o espólio da pequena aldeia de Vilarinho das Furnas, submersa em 1971 pelas águas da barragem a que deu o nome. O povoado, a vida e a organização comunitária agro-silvo-pastoril, o culto religioso, a vida quotidiana e as lides domésticas, os ofícios tradicionais (sapateiro, carpinteiro e artesão), tudo isto é retratado neste museu que deve a sua existência ao desejo e esforço dos antigos habitantes da aldeia.
Esta visita de estudo foi organizada no âmbito das disciplinas de História e Ciências Naturais. Agradecemos a realização dos vídeos pela professora de Artes.