Os alunos da turma 9.ºE participaram no projeto "Be.neutral" no âmbito das disciplinas de Educação Visual (César Ribeiro) e Cidadania e Desenvolvimento (Carla Pinto). Este projeto teve ainda a colaboração do coordenador do PCE Sérgio Silva e da Artista Residente Ana Caldas.
O projeto tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os jovens, através da arte e da tecnologia, para o combate às alterações climáticas, demonstrado o valor da adoção de comportamentos sustentáveis pela comunidade escolar para a descarbonização da sua cidade
O “BE.neutral” é uma agenda desenhada a partir das cidades que pretende acelerar o desenvolvimento e industrialização, até 2025, de vários produtos de mobilidade, dispositivos de conetividade e uma nova geração de plataformas de serviços interoperáveis orientadas para promover a neutralidade carbónica. Um dos principais objetivos desta agenda: Antecipar as metas para a neutralidade carbónica em 2030, acelerando os processos de descarbonização nas cidades pela introdução de novos produtos, que promovam novos modelos de uso e que contribuam para a alteração de comportamentos nas comunidades e nos cidadãos.
Atividades desenvolvidas no ARARA:
Atividades desenvolvidas na escola:
CEIIA - CENTRO DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO
Com um edifício estrategicamente situado em Matosinhos, o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel afirma a viragem para as novas tecnologias, a sustentabilidade e as novas formas de mobilidade. Este projeto, desenvolvido em Matosinhos, faz parte do trabalho do CEiiA com as gerações mais novas em contexto escolar para assegurar o efeito transformacional dos novos produtos e serviços de mobilidade em desenvolvimento para o futuro das cidades. Esta iniciativa já está a ser replicada no ano letivo 2023/24, no âmbito da #AgendaBeNeutral, nas Escolas de Guimarães, Braga e Porto.
ARARA
Fundada em 2010 por um grupo de artistas, designers e um engenheiro, é um estúdio de artes gráficas equipado para trabalhar em serigrafia. É projetado como um espaço autónomo e aberto de experimentação em torno da produção de cartazes, livros e outras criações, tentando estabelecer uma relação direta, contínua e ininterrupta entre o ato de desenhar e a impressão de múltiplos.