QUE AS NOVAS GERAÇÕES SEJAM AS RAÍZES DO PLANETA TERRA SUSTENTÁVEL


 


QUE AS NOVAS GERAÇÕES SEJAM AS RAÍZES DO PLANETA TERRA SUSTENTÁVEL

  A realização destes dois projetos, com base na resolução de problemas (ABRP), começa com a participação dos alunos de Educação Inclusiva no Projeto “Semear girassóis”, em que estabelecemos um trabalho colaborativo com a disciplina de Educação Moral Religiosa Católica.

Após identificado o canteiro, verificamos, durante a limpeza do mesmo, que a espessura do solo era muito pequena, o que poderia condicionar o desenvolvimento dos nossos girassóis.

Influenciados pela atividade da nossa escola “A Noite das Ciências”, em que em sala de aula, a posteriori, assistimos a um vídeo da atividade experimental de como fazer compostagem caseira, da responsabilidade do Laboratório da Paisagem de Guimarães, entendemos que, para termos um maior desenvolvimento dos girassóis, deveríamos produzir adubo, a partir dos restos vegetais domésticos de nossas casas.

Para facilitar o processo de recolha, em discussão de grupo, decidimos que faríamos a recolha do pó de café das cápsulas usadas, cascas de ovos e de garrafas PET de litro. Fizemos uma saída de campo ao pomar da escola e recolhemos folhas secas e solo. Surge então a ideia de produzirmos um recurso didático recorrendo ao vídeo. O segundo vídeo mostra o processo de plantar os girassóis, da adubagem do solo a partir do fertilizante produzido por nós e o processo de construção da placa de identificação do nosso canteiro. Seguidamente, fizemos o prospeto do que a turma desejava. A elaboração do protocolo laboratorial foi construída, por tentativa e erro, utilizando materiais reciclados, como garrafas PET, pasta de papel, tintas, cola e restos de madeira.

O processo de concretização dos dois projetos foi longo, mas muito compensador para todos nós. E no final surgiu outro problema: o que fazer com os filtros da cápsula de café? Projeto que já estamos a elaborar e a sua concretização será para o próximo ano letivo.

Vamos ver até onde a criatividade dos alunos os levará, no processo construção de objetos reciclados.