Sob a égide do Desafio UHU e no âmbito da promoção da educação ambiental, do aumento da literacia para a sustentabilidade e da importância do tema nas várias disciplinas do currículo do 9º ano, os alunos da escola EB 2,3 D. Afonso Henriques, foram incentivados a pesquisar e elaborar trabalhos sobre os 17 ODS. Desenvolveu-se um trabalho de parceria entre as disciplinas de Geografia e Educação Visual, de modo a que, numa disciplina se promovesse a fundamentação e investigação dos 17 Objetivos e na outra disciplina, permitisse aos alunos a elaboração de trabalhos de expressão plástica recorrendo à técnica de collage. Desta parceria resultaram trabalhos diversos com composições e interpretações pessoais.
A representação escolhida prende-se com o Objetivo nº11- Cidades e Comunidades Sustentáveis. A escolha deste objetivo prende-se com a sua importância global num futuro próximo onde a maior parte da população será urbana e as cidades e comunidades enfrentam grandes desafios sendo importante enfatizar a importância da sustentabilidade, da economia verde, da segurança dos centros urbanos, do clima urbano, … De acordo com a interpretação da aluna, Sílvia Pinto, da turma D do 9ºano, torna-se pertinente aproveitar todos os espaços tornando as cidades mais verdes, sustentáveis e com hortas urbanas ou jardins, no interior, exterior ou cimo dos prédios- ilustrou um espaço verde no topo de um prédio. Na composição gráfica dos prédios, a aluna usou materiais diversos, referindo a ideia e importância de usar de novos materiais, que permitam climas urbanos mais reajustados minimizando as cúpulas de calor. O colorido releva a importância de renovar o património e dar dignidade a áreas mais marginais das cidades.