Muros com Vida 8ºC e E



Desafio do programa Eco-Escolas implementado pelas turmas C e E do 8ºano.
O objetivo deste mural é sensibilizar a comunidade escolar para a preservação da biodiversidade local.

     2021-2030 é a Década das Nações Unidas da Restauração do Ecossistemas com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões na alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.

   Muros com Vida é um projeto que visa promover a preservação e recuperação dos ecossistemas através da valorização do espaço público utilizando a arte urbana.
    No nosso mural escolhemos representar o dente de leão, andorinha, abelha, sapo e fetos.
      O dente-de-leão é uma planta que faz parte das brincadeiras de crianças que sopram as suas sementes, disseminando assim esta planta.
         As andorinhas representam a chegada da primavera e precisam da sensibilidade da comunidade para não destruírem os seus ninhos na altura da nidificação.
         O sapo representa os anfíbios e a comunidade biótica dos ambientes húmidos da nossa região. Salienta-se que em Portugal já existem espécies consideradas ameaçadas de extinção.
           A abelha pretende simbolizar todos os insetos e a necessidade da sua preservação, uma vez que decorre uma extinção em massa.
         O feto é uma planta que vive no nosso país há milhões de anos e é muito comum nos nossos bosques e florestas.


Parabéns aos alunos e à professora Inês por este magnífico trabalho.